Pintura do Sagrado Católico - Introdução: As cores frias


(Continuação do artigo anterior - As Cores Quentes 

Por oposição à luz temos a noite, a escuridão.

O frio de um rigoroso inverno nos remete ao recolhimento, à solidão e a uma certa melancolia.  

O ambiente da noite nos traz tons escuros, azul, roxo e verde escuro são estas cores que transmitem sensações de frio, tristeza, solidão e recolhimento.
A chuva, por exemplo, intensifica esta sensações frias, pois por norma, as coisas molhadas escurecem a sua cor. 

Um bom exemplo disso é o que vemos nas árvores. As árvores num dia de intensa chuva ou num rigoroso inverno ficam com o seu tronco mais escuro, perdem as folhas ou estas ficam mais escuras.

A terra igualmente tem um tom acastanhado muito escuro, quando molhada pela chuva.

As cores escuras do céu refletem nos objetos, criando sombras mais intensas.

E apesar das luzes artificiais, os objetos se revestem de cores mais sombrias pois as luzes artificiais não têm a mesma dimensão e a amplitude da luz natural do sol.

A falta da luz nos condiciona um dos mais importantes sentidos: a visão. Sem a visão dos nossos olhos, é muito mais difícil até caminhar… Por exemplo, um espesso nevoeiro pode impedir totalmente a movimentação dos carros na estrada.

Na Bíblia existem várias passagens em que há esta clara definição do que são trevas e do que é luz. Uma das passagens é esta:

“Estende a mão para o céu, e haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.” Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias. Um não via o outro, e ninguém se levantou do seu lugar, por três dias; porém em toda a parte onde habitavam os filhos de Israel havia luz.”(Êxodo 10, 21-23)

Neste caso, as trevas foram tão intensas que impediam a  movimentação das pessoas do Egito pois ninguém conseguia ver o que havia à sua frente. 

Estas "espessas trevas" dão-nos um sentimento de frio, de medo e de instabilidade. A escuridão em que todos "os gatos são pardos" conforme o ditado popular, em que nada se define, causando confusão e dúvidas. 

O mal reveste-se desta dúbia verdade, para agradar a todos, atraindo com o seu isco para o caminho errado.

E do mesmo modo as cores frias numa pintura transmitem esta sensação gélida, insegurança de ver o caminho a seguir porque nas trevas facilmente nos perdemos do caminho mais seguro e reto.

Na pintura do sagrado católico há uma definição bem assente do que é luz e do que é treva. Por isso, nesta introdução à pintura do Sagrado Católico quis fazer esta definição de forma clara e ao mesmo tempo, de forma prática, usando a natureza como melhor reflexo destes sentimentos de frio e quente.

No próximo artigo falarei das cores individualizando os seus significados. Cada cor exprime um sentimento... Irá se surpreender como as cores tem também significados bíblicos.

No meu canal do YouTube Rosária Grácio partilhei um vídeo sobre a Aparição de Nossa Senhora e da Santíssima Trindade à Irmã Lúcia em Tuy, clica aqui, e veja como a noção de luz enche esta aparição...

Se gostou deste artigo, subscreva este blogue, o nosso canal do Youtube e a nossa página do facebook para não perder nenhum dos nossos artigos nem os vídeos que irei publicar brevemente!

Siga a nossa página no facebook - Clica Aqui para que possa ser notificado dos artigos quando eles forem publicados.

Temos o nosso canal do Youtube onde estamos a partilhar algumas dicas para pintar e desenhar o que sente. Convido-lhe a ver este vídeo "A Chuva da história em mim"  Clica aqui. 

Espero-vos no próximo artigo, deixando-vos com mais uma oração do canal ora e Labora  que convido-lhe também a subscrever e seguir gratuitamente:

Sem comentários:

Enviar um comentário