O SENTIMENTO DAS CORES




Se a cor não fosse importante para o ser humano, não víamos as cores, mas apenas as formas. 

As cores fazem parte da nossa sensibilidade, aliás, o contraste das cores é importante para a nossa perceção do espaço, forma e limites das coisas que vemos no dia a dia.
 
A própria natureza nos ensina muito das suas sensações. 

Por exemplo, se compararmos as cores da natureza no frio inverno ou em quente verão, sentimos sempre esta primeira separação das cores: as cores quentes e as cores frias.

Esta sensação de frio e quente nas cores é primeira etapa que gostaria de partilhar para uma introdução à pintura do Sagrado Católico.

Na pintura do Sagrado Católico cada cor tem a sua função e mensagem teológica, bíblica e/ou catequética. 

Cada cor detém a sua posição pois quando se tem fé, não existe ambiguidade e nem relativismo. 

Como refere a Bíblia, a fé quando é verdadeira e autêntica não pode ser morna, ou seja, nem fria e nem quente: "Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." (Apocalipse 3, 15-16)

Na pintura do Sagrado Católico assim como na vida autêntica de fé, não pode haver ambiguidade. 

Há uma específica mensagem em cada imagem do Sagrado Católico. Se tal não é transmitido corretamente, a sacralidade desta imagem para quem a vê, deixa de ter este conteúdo espiritual que lhe está subjacente.

A exemplo disso, partilho convosco um vídeo onde explico a pintura da Imaculada Conceição:
Eu mesma me surpreendi quando pesquisei profundamente o que é a Imaculada Conceição e o por quê de cada imagem que existe na sua pintura para transmitir com exatidão a sua mensagem teológica.

Aliás, depois postei outro vídeo onde falei mais explicitamente do Dogma da Imaculada Conceição:

No próximo artigo falarei das cores quentes, por isso subscreva este blogue, o nosso canal do Youtube e a nossa página do facebook para não perder nenhum dos nossos artigos nem os vídeos que irei publicar brevemente!


Siga a nossa página no facebook - Clica Aqui para que possa ser notificado dos artigos quando eles forem publicados.

Temos o nosso canal do Youtube onde estamos a partilhar o que é sentir e pintar, dando à arte, esta alma que comunica. Veja este vídeo onde partilho algumas dicas  Para começar a desenhar e a pintar - Clica Aqui. Se quer começar a desenhar e a pintar, comece a sentir e a ver tudo com mais calma para aos poucos perceber a sua essência, sentindo as cores com toda o seu sentimento.

Espero-vos no próximo artigo, deixando-vos com mais uma oração do canal ora e Labora  que convido-lhe também a subscrever e seguir gratuitamente:



Sem comentários:

Enviar um comentário